top of page

Dicas para Ensaio Newborn


Orientações e Dicas para Ensaio Newborn

Um mundo novo se inicia, cheio de descobertas e muito amor. Fico muito feliz em eternizar os primeiros dias do seu bebê.


Vou passar algumas dicas e tentar esclarecer dúvidas e preocupações que os pais possam ter quando se trata da sessão de recém-nascido, o seu recém-nascido. A intenção é orientá-los para que tudo corra bem e tenhamos um bom resultado!


O Período Ideal

O ensaio fotográfico é realizado com bebês recém-nascidos durante seus primeiros dias de vida. Recomendamos entre o 7º e o 15º dias de nascimento, pois neste período a musculatura do bebê é mais flexível e eles ainda estão em sono profundo, ideal para realização do sessão. Após esse período, não é impossível fazer o ensaio, mas alguns bebês começam a ter cólicas, ficam mais tempo acordados e têm menos flexibilidade.


Onde acontece o ensaio?

Realizamos a sessão no lugar mais acolhedor e cheio de amor que pode existir para o bebê, na casa do papai e da mamãe. Também é o ambiente do bebê, onde ele está inserido nesses primeiros dias e começando a criar uma rotina. Também temos estúdio, preparado para atender o bebê e a família.


No dia do ensaio na residência, chegamos um pouco antes do horário marcado para montarmos iluminação. Levamos toda a estrutura para o ensaio, roupinhas e props (cestinho, caminha, puff, etc.), devidamente higienizado.

Aquecedores, pois a temperatura ideal para realização do ensaio é entre 27ºC e 30ºC, porém o conforto com a temperatura pode variar de bebê para bebê, temos um termômetro o tempo todo próximo ao bebê.


No dia do ensaio...

Entendemos que o sucesso do ensaio newborn é um trabalho de equipe entre fotógrafa, família e bebê.


Criamos um check list para que, com essas orientações, tudo flua de forma tranquila.


Vamos às dicas?

- A sessão acontece no tempo do bebê, então reserve um período do dia para o ensaio, não marque nada antes ou depois.

- Separe um ambiente na casa para a sessão, que deverá estar tranquilo para que bebê não fique agitado.

- O local onde será realizado o ensaio deverá ter um espaço de ao menos 2m disponível para colocar o puff e a iluminação. Caso necessário, empurro alguns móveis, mas organizo tudo ao final.

Uma hora antes da sessão, apenas se o bebê estiver agitado, dê um banho relaxante e tranquilo. Não passe pomada e mantenha-o apenas com uma fralda, enrolado numa mantinha quentinha até a chegada da fotografa.

Importante


- O ensaio tem duração em média de 3h00 podendo variar de acordo com cada bebê, respeito sempre as necessidades e o tempo dele, tendo pausa para as trocas e mamadas.


- Calcule a hora da mamada do bebê para o horário do início da sessão. Assim, quando chego na sua casa, enquanto monto a iluminação, ele estará sendo amamentado e isso nos ajuda no preparo pré-sessão. Deixe o seu bebê mamar à vontade;


- Deixe separado uma fraldinha de boca do seu bebê e fraldas descartáveis para troca, assim usaremos os acervos pessoais higiênicos dele.


- Evite visitas nesse dia, como também marcar consultas ou outras ações que tirem o recém-nascido da sua rotina. Outros familiares podem participar da sessão, desde que combinemos um horário para que isso aconteça e que após as fotos, evite ficar muita gente no espaço para não agitar o bebê.


- É importante ressaltar que cada bebê é único e tem sua própria personalidade. É impossível prever como o bebê irá se comportar no que diz respeito ao posicionamento. Por essa razão, a sessão depende muito dele e vou agir sempre respeitando seus limites e suas vontades.

 

- Sugestão para as fotos com a família, é jeans e camisa branca sem estampa, pois é atemporal e nunca sai de moda. Mamães: Maquiagem leve e cabelo a escolha. 


Para que uma sessão de newborn ocorra com tranquilidade, é necessário que o ambiente seja tranquilo também. O bebê sente toda a ansiedade e agitação do ambiente e isso pode dificultar a sessão de fotos.


Então, a dica é: relaxem e aproveitem o momento!


Todos os cuidados necessários serão tomados, desde segurança à higienização, e os papais e mamães tem a oportunidade de acompanhar tudo!

Curtam o ensaio, aproveitem e eternizem juntos esse momento tão especial.


Patricia Maia

59 visualizações

Comments


bottom of page